Como era o aluguel de DVDs da Netflix, que durou 25 anos e só acabou nesta semana


Serviço alcançou 40 milhões de clientes e deu mais opções de filmes e séries para usuários num período em que o streaming ainda não era realidade. Netflix encerra serviço de DVDs após 25 anos Divulgação/Netflix A Netflix lançou em 1998 o aluguel de DVDs de filmes e séries em que os discos eram entregues na casa dos clientes. O serviço durou 25 anos, ajudou a empresa a se tornar gigante e só foi encerrado na última sexta-feira (29). Em comunicado, a Netflix afirmou que o envio de DVDs ampliou o número de títulos disponíveis e deu aos usuários liberdade de ver o que quiserem numa época em que o streaming ainda não era uma realidade. "Durante 25 anos, redefinimos a forma como as pessoas assistem a filmes e séries em casa e compartilhamos a emoção de abrir suas caixas de correio com nossos icônicos envelopes vermelhos", disse a empresa. O serviço nunca chegou ao Brasil, mas alcançou números expressivos, como estes apontados pela própria Netflix: 40 milhões de clientes únicos ao longo de 25 anos – a plataforma de streaming da empresa tem 238 milhões de assinantes; Mais de 5,2 bilhões de DVDs entregues neste período; Em 2011, 4,9 milhões de DVDs foram enviados em apenas um dia – recorde registrado pela empresa; A companhia afirmou ainda que o primeiro filme enviado por correio foi a comédia "Os Fantasmas Se Divertem", em 10 de março de 1998. O mais alugado foi o drama "Um Sonho Possível". O filme estrelado por Sandra Bullock conta a história de uma família branca que acolhe um menino negro sem-teto e foi lançado em 2009, quando o serviço de DVD estava no auge da popularidade. Em abril, quando a decisão de interromper o aluguel de DVD foi anunciada, o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse que esses envios "mudaram a maneira como as pessoas consomem programas e filmes em casa e abriram caminho para a mudança ao streaming". O fundador da Netflix, Reed Hastings, disse muitas vezes que decidiu criar a companhia porque a locadora de filmes Blockbuster lhe cobrou US$ 40 (cerca de R$ 200) por conta de um atraso de seis semanas na devolução do filme "Apollo 13". Hastings teve a ideia de criar um serviço de DVD por correio baseado em assinatura, que permitisse ao cliente manter o filme ou a série pelo tempo que quisesse. Após assistir, o cliente poderia devolver o DVD por meio de um envelope pré-pago fornecido pela empresa. LEIA TAMBÉM: Saiba como fazer áudio do 'zap' virar texto Conheça os maiores influenciadores do mundo Entenda como funciona a cobrança pelo compartilhamento de senhas na Netflix Patrick T. FALLON / AFP Forbes divulga lista dos maiores influenciadores do mundo em 2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Globo promove encontro para universitários sobre segurança da informação

Avó ouve horas de salmos na voz de Cid Moreira, 'estraga' retrospectiva do neto no Spotify e se emociona ao receber mensagem do jornalista

Busca do Google vai liberar para todo mundo respostas feitas por IA; entenda as novidades