
Logotipo do Google Andrew Kelly/Reuters A União Europeia multou o Google em 2,9 bilhões de euros (cerca de R$ 18,7 bilhões) por concluir que a empresa violou regras de concorrência do bloco ao favorecer seus próprios serviços de publicidade online contra sites, anunciantes e outros serviços de publicidade. O alvo da medida é o serviço do Google que permite exibir em vários sites anúncios personalizados com base na atividade dos usuários na internet. A Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, ordenou que o Google encerre suas "práticas de autopreferência" e tome medidas para impedir "conflitos de interesse" no segmento. A decisão é o resultado de uma investigação aberta em junho de 2021 pela Comissão Europeia. Esse processo apontou que o Google "abusou" de suas posições dominantes no ecossistema de tecnologia de anúncios, disse a comissão. O Google classificou a decisão como "errada" e disse que vai recorrer. "Ela impõe uma multa injustificada e exige mudanças que prejudicarão milhares de empresas europeias, dificultando que elas ganhem dinheiro", disse, em comunicado, a chefe global de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland.
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