quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Com apoio da Nasa, SpaceX lança sonda lunar de empresa privada

Missão tem como objetivo enviar equipamentos para recolher dados sobre a Lua. Nasa deseja enviar astronautas ao satélite natural nos próximos anos. A SpaceX lançou um módulo lunar robótico, na madrugada desta quinta-feira (15), a bordo de um foguete Falcon 9. O lançamento faz parte de uma missão da empresa norte-americana Intuitive Machines. Anteriormente, a decolagem estava prevista para a madrugada de quarta-feira (14), mas acabou adiada. O lançamento desta quinta-feira foi feito às 3h05, horário de Brasília. O foguete partiu do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida. Até a última atualização desta reportagem, todas as etapas do procedimento estavam dentro do esperado. A previsão é que o módulo lunar chegue à Lua no dia 22 de fevereiro. Se o pouso acontecer, de fato, a missão marcará o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural após mais de 50 anos. A missão, chamada de IM-1, conta um módulo de pouso de mais de quatro metros de altura da Intuitive Machines. Esta é a primeira tentativa de uma missão lunar da empresa norte-americana. Apesar de a missão ter sido planejada pela iniciativa privada, a ação tem o apoio da Nasa. A agência norte-americana optou por contratar empresas para levar equipamentos científicos até a Lua, com o objetivo de enviar astronautas ao satélite natural da Terra nos próximos anos. Em janeiro, a empresa Astrobotic tentou uma missão parecida, que acabou falhando após um vazamento de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

China desenvolve sistema de vigilância para monitorar estrangeiros no país

Captura de tela de um painel de software de vigilância que permite monitorar estrangeiros NetAskari Quando um pesquisador de ciberse...