sexta-feira, 25 de abril de 2025

Apple cria plano para escapar de tarifas e fabricar iPhones do mercado norte-americano na Índia, diz agência


Ideia é concluir o plano até o fim de 2026, evitando possíveis tarifas mais altas sobre produtos vindos da China, seu principal polo de fabricação. iPhone 16 Manuel Orbegozo/Reuters A Apple pretende fabricar, na Índia, a maioria dos iPhones vendidos nos Estados Unidos até o final de 2026. A ideia é acelerar o plano e evitar possíveis tarifas mais altas sobre produtos vindos da China, seu principal polo de fabricação, disse uma fonte à Reuters. A gigante de tecnologia dos EUA está realizando conversas com as fornecedoras Foxconn e Tata, parceiras para atingir esse objetivo, afirmou a fonte. Apple e Foxconn não responderam imediatamente aos pedidos de comentário, enquanto a Tata se recusou a comentar. A Apple vende mais de 60 milhões de iPhones por ano nos EUA, sendo que cerca de 80% deles são atualmente fabricados na China. À medida que a Apple diversifica sua produção para além da China, a empresa tem dado um papel estratégico à Índia. Foxconn e Tata, seus dois principais fornecedores no país, possuem ao todo três fábricas, com mais duas em construção. O primeiro-ministro Narendra Modi tem promovido a Índia como um centro de fabricação de smartphones nos últimos anos, mas tarifas de importação mais altas sobre peças de celular, em comparação com muitos outros países, ainda tornam a produção na Índia mais cara para as empresas. No caso dos iPhones, os custos de fabricação na Índia são de 5% a 8% mais altos do que na China, podendo chegar a 10% em alguns casos, segundo a fonte. A Apple já intensificou a produção na Índia para contornar as tarifas impostas pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, exportando cerca de 600 toneladas de iPhones, no valor de US$ 2 bilhões, para os Estados Unidos em março. As remessas vindas da Índia marcaram um recorde para seus contratados Tata e Foxconn — esta última foi responsável sozinha por smartphones no valor de US$ 1,3 bilhão. O Financial Times foi o primeiro a divulgar o plano da Apple nesta sexta-feira (25). Em abril, o governo dos EUA impôs tarifas de 26% sobre importações da Índia — muito menores do que os mais de 100% que a China enfrentava na época. Desde então, Washington suspendeu a maioria das tarifas recíprocas por três meses, exceto para a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

China desenvolve sistema de vigilância para monitorar estrangeiros no país

Captura de tela de um painel de software de vigilância que permite monitorar estrangeiros NetAskari Quando um pesquisador de ciberse...