quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Anatel diz que X 'demonstra intenção deliberada em descumprir decisões do STF'

Agência se posicionou nesta quinta, após usuários afirmarem que conseguiram acessar a plataforma, mesmo sem o uso do VPN. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (19) que constatou que a rede social X estava acessível a usuários, em desrespeito à decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF). E que isso "demonstra intenção deliberada de descumprir" a determinação. A Anatel divulgou nota sobre o assunto depois de usuários da rede social relatarem nesta quarta (18) terem conseguido acessar a plataforma, mesmo sem o uso do VPN. O X está bloqueado no Brasil desde o fim de agosto após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes. A empresa do bilionário Elon Musk mudou seus servidores, dificultando o bloqueio pelas operadoras de internet. Isso, então, permitiu a algumas pessoas acessar e publicar na rede social. Na ocasião, a empresa disse que a mudança foi feita porque a infraestrutura para fornecer o serviço na América Latina ficou inacessível para sua equipe após o bloqueio no Brasil. Segundo a companhia, a alteração causou uma "restauração involuntária e temporária do serviço para usuários brasileiros". - Esta reportagem está em atualização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

China desenvolve sistema de vigilância para monitorar estrangeiros no país

Captura de tela de um painel de software de vigilância que permite monitorar estrangeiros NetAskari Quando um pesquisador de ciberse...