quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Moraes ameaça multar X e Starlink em R$ 5 milhões por novos 'truques' para driblar bloqueio no Brasil


Ministro Alexandre de Moraes durante a sessão da Primeira Turma do STF. Carlos Moura/SCO/STF O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu multar a rede social X em R$ 5 milhões, por dia, em razão do "truque" que levou o site a ficar, novamente, disponível para usuários brasileiros. A multa se aplica também à Starlink – empresa de tecnologia também vinculada ao bilionário Elon Musk, e que teve recursos bloqueados no início do mês para bancar multas aplicadas ao X. Na quarta-feira (18), usuários da rede social relataram terem conseguido acessar a plataforma, mesmo sem o uso do VPN. Depois, foi identificado que o X migrou os servidores para um novo IP, o que teria driblado o bloqueio já definido pelas operadoras no Brasil (entenda em detalhes abaixo). A multa foi divulgada revelada pelo colunista Reinaldo Azevedo, do UOL, e confirmada pela TV Globo e pela GloboNews. Anatel vê 'intenção deliberada' Nesta quinta, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou em nota ter identificado que o X estava acessível a usuários no Brasil. Segundo a Anatel, a atitude "demonstra intenção deliberada de descumprir" a determinação do Supremo. A agência afirmou também que novas tentativas de desrespeitar o bloqueio "merecerão da Agência as providências cabíveis" (leia nota na íntegra abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

China desenvolve sistema de vigilância para monitorar estrangeiros no país

Captura de tela de um painel de software de vigilância que permite monitorar estrangeiros NetAskari Quando um pesquisador de ciberse...